Aos olhos do mundo fica a imagem dramática de um jogador desfalecendo no gramado e uma pergunta "mas como"?
Nesta Eurocopa 2021, na estreia da Seleção Dinamarquesa, seu jogador mais reconhecido e Habilidoso, Eriksen, desaba sozinho após receber a bola de um arremesso lateral e permanece imóvel, desacordado para espanto de seus companheiros, adversários e torcida.
Adentra em campo as equipes médicas e após eficiente e pronta atuação in loco, utilizando-se das manobras de reanimação cardiopulmonar e o uso do Desfibrilador Automático Externo, o que se viu foi um desfecho favorável, com o jogador saindo para o Hospital com Vida.
A morte súbita no esporte é no mais das vezes "o" evento único, sem pródomos e história prévia; no entanto, existe uma gama de alterações clínicas, anatômicas e funcionais, principalmente cardiológicas, mas não exclusivas, que podem ser identificadas.
A FIFA recomenda o PCMA (pre competition medical assessment) a todos os atletas filiados. É utilizado por clubes e seleções no rastreamento de patologias e situações clínicas individuais que possam colocar em risco a saúde e ao desempenho esportivo. Hoje, mais do que há 20 anos, são identificadas com mais precisão e segurança.
Mas como?
Especificamente neste caso ainda não se tem notícia da relação causal. Esperamos que em breve tenhamos uma resposta.
O que posso "pensar" e ter como uma certeza é de que aquelas causas possíveis identificáveis pelos departamentos médicos dos clubes tradicionais de Itália, Inglaterra onde o atleta atuou até o momento; e pelo departamento médico da Dinamarca, país que representa um dos maiores IDH do planeta, sempre foram buscadas e afastadas.
Será sempre um desafio evitar e eliminar momentos como este, mas devemos continuar a insistir principalmente na prevenção e investigação de potenciais casos e estarmos cada vez mais treinados e equipados para agir na emergência.
Parabéns aos médicos e paramédicos que ali atuaram. Vida longa, Eriksen.
Consultas deverão ser agendadas diretamente no consultório ou por telefone.
CCMD Centro Clínico Mãe de Deus
Rua Costa, 30 / 701 - Porto Alegre
51 3230 2776
51 3230 2786
clinica701@gmail.com
COT Clínica de Ortopedia e Traumatologia
Av. Victor Barreto, 3040 - Canoas/RS
51 3472 1924
Centro Clínico Mãe de Deus
51 3230 2776 / 51 3230 2786 / 51 9988-42776
E-mail: clinica701@gmail.com
COT Clínica de Ortopedia e Traumatologia
51 3472-1924
MENSAGEM ENVIADA
Em breve entraremos em contato.
Demais convênios podem ser atendidos se estiverem no rol da Coopmedrs e da Clínica Cot (contatar previamente)