A prática de corrida ("jogging") ganhou popularidade, notoriedade e muitos adeptos durante as últimas décadas.
Por facilidade de se iniciar nesta atividade, por ser altamente "democrático" permitiu que uma ampla variedade de indivíduos independente de idade, gênero, biotipagem, etc.. escolhessem como a atividade física preferencial.
Embora toda a importância da prática esportiva para a saúde e bem estar, não se pode minimizar os efeitos decorrentes que podem incidir principalmente nos sistemas musculoesquelético e cardiovascular.
A avaliação Médica Pré participação certamente diminuirá riscos e poderá identificar situações potencialmente danosas do esforço ao organismo.
A Corrida de rua hoje conta com grupos de assessoria com profissionais especializados que colaboram para estabelecer planilhas individualizadas que ajudam a controlar volume, intensidade e frequência dos treinos minimizando o aparecimento de lesões.
Como todo exercício aeróbico, a corrida mostra-se eficaz para o emagrecimento, no entanto extrema cautela e prudência deve se dispensar a indivíduos com sobrepeso que buscam rapidamente nesta atividade resultados estéticos. Por se tratar de impactos repetitivos, a força aplicada em cada passada retorna ao esqueleto em sentido contrário (terceira lei de Newton). De longe e por conta disto são as lesões do aparelho locomotor as mais prevalentes; as fraturas de estresse, localizadas em tíbia, calcâneo e metatarsianos são os maiores exemplos e requerem atenção.
Merece especial cuidado as queixas dolorosas em região inguinal em mulheres corredoras por poder se tratar de comprometimento do colo femoral (aspectos biomecânicos e hormonais). As tendinopatias de Aquiles, dos fibulares, da "pata de ganso", fasceite plantar e a síndrome da banda ileo tibial são exemplos de patologias de sobrecarga mais comuns nos tecidos de partes moles.
O tipo do tênis, com poder de absorção, com boa estabilidade e compatível com a característica da "pisada" proporcionam mais segurança.
Sugere -se para melhor desempenho buscar ambientes com menor taxa de poluição do ar, superfícies adequadas ,preferentemente de menor "dureza", planas e regulares e nunca esquecer da hidratação adequada . Outros tantos fatores devem ser considerados como vestimentas adequadas a cada estação e com boa ventilação que permitam a troca de calor especialmente em dias quentes além de praticar em horários apropriados por conta da exposição solar.
O segredo da longevidade na corrida, como promoção e manutenção da qualidade de vida,segue sendo o controle do "entusiamo do praticante" um dos fatores a se destacar para evitar lesões e infortúnios, fundamentalmente, dentro do possível, regulando a competição externa e interna que é natural que apareça com o progresso do corredor.
Tratando a corrida como um "santo remédio" tão importante e necessária como toda e qualquer atividade física, há que se considerar o que já se disse uma vez: a diferença entre remédio e "veneno" reside na DOSE.
Consultas deverão ser agendadas diretamente no consultório ou por telefone.
CCMD Centro Clínico Mãe de Deus
Rua Costa, 30 / 701 - Porto Alegre
51 3230 2776
51 3230 2786
clinica701@gmail.com
COT Clínica de Ortopedia e Traumatologia
Av. Victor Barreto, 3040 - Canoas/RS
51 3472 1924
Centro Clínico Mãe de Deus
51 3230 2776 / 51 3230 2786 / 51 9988-42776
E-mail: clinica701@gmail.com
COT Clínica de Ortopedia e Traumatologia
51 3472-1924
MENSAGEM ENVIADA
Em breve entraremos em contato.
Demais convênios podem ser atendidos se estiverem no rol da Coopmedrs e da Clínica Cot (contatar previamente)